O Barra FC largou em desvantagem contra o Figueirense no duelo das quartas de final, ao perder por 3 a 1, no estádio Dr. Hercílio Luz. O confronto e o pós-jogo, porém, foi marcado pela irritação do Pescador com a escalação de Edson da Silva para liderar a arbitragem da partida. O técnico Eduardo Souza, em entrevista, questionou o fato de os melhores árbitros do estado não terem sido selecionados para os confrontos de quartas de final.
“Falei antes do jogo, em entrevista, e comentei hoje (domingo) em entrevista à detentora dos direitos de transmissão: nós tínhamos muita preocupação em relação à arbitragem. Não vou entrar em mérito de lances singulares, mas o futebol catarinense é forte, um dos mais equilibrados do Brasil e, se eu não me engano, o que tem o maior número de árbitros FIFA. Não entendo o motivo de, em um jogo decisivo, você não usar o que tem de melhor”, disse Eduardo Souza, que continuou:
“Nós tivemos sete jogos com árbitros FIFA e não tivemos problemas em nenhum deles. Erros, acertos são do jogo. Atleta, comissão, direção, árbitros erram, qualquer um. A minha pergunta é qual a razão de uma Federação com cinco árbitros de nível e quatro jogos de quartas de final e ela não escala os melhores. Ela leva o (Rodrigo) D’Alonso, que é um grande árbitro, para fazer VAR em Criciúma. O árbitro de hoje está no futebol catarinense com várias polémicas ao longo dos anos e a Federação o coloca. É um cara vetado por outros clubes em jogos de decisão. A FCF correu risco ao colocar um árbitro que não apita jogos de Série A de Brasileiro, de Série B de Brasileiro, tendo dentro do quadro árbitros mais experientes”, declarou.
Edson da Silva expulsou o goleiro Ewerton, do Barra FC, aos nove minutos de jogo, alegando agressão a Leo Baiano, volante do Figueirense. Com um a menos, o Pescador sofreu três gols do Furacão do Estreito, e descontou já na reta final da partida.
Agora, para chegar às semifinais, o clube de Balneário Camboriú precisará, ao menos, vencer o segundo confronto das quartas de final por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis. Vitória por três gols de diferença faz com que o Barra FC fique com a vaga. Qualquer outro resultado leva o Figueira às semis. O jogo decisivo das quartas de final acontece na próxima sexta-feira (15), às 20h, no estádio Orlando Scarpelli.