Camp de férias para crianças é um sucesso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entre os dias 17 e 20 de julho, a parceria entre o Barra FC e o TSG Hoffenheim, clube alemão que disputa a Bundesliga, foi palpável aos habitantes do Vale do Itajaí e com atividades para os apaixonados por futebol de todas as idades. Os eventos aconteceram no Centro de Treinamentos do Pescador, localizado em Camboriú.

“Foi um momento de expectativa alta, quando trazemos para a cultura brasileira um clube com organização e padrão europeu. Para gente, é motivo de alegria ver que no final do terceiro dia tudo deu certo. Ver que todos envolvidos neste projeto para crianças conseguiram desenvolver um trabalho muito bacana, com pais e crianças saindo satisfeitos. Terminamos com dever cumprido e uma satisfação muito grande de oportunizar momentos de felicidades para crianças”, disse Bene Sobrinho, presidente do Barra FC.

As atividades se iniciaram na segunda-feira (17) com um workshop sobre a filosofia e metodologia de treinos da iniciação do TSG Hoffenheim, com foco em treinadores de escolinhas da região. As vagas se esgotaram rapidamente, com 50 profissionais do futebol de base aprendendo sobre o trabalho desenvolvido no clube alemão. O workshop foi ministrado por Yannick Wöppel, treinador do sub-9 da academia da equipe alemã, e com participação especial de Carlos Eduardo, ex-jogador do Grêmio, Seleção Brasileira, e do próprio TSG Hoffenheim. Cadu pôde explicar como foi o processo de transição do futebol brasileiro para o alemão e como foi sua adaptação ao clube. Na segunda parte dos trabalhos, os treinadores foram ao campo e vivenciaram algumas atividades que fazem parte da rotina da escola de futebol do Hoffenheim.


“Aprendemos muita coisa mais avançada, um futebol mais dinâmico. Um futebol mais explorado no toque de bola, na concentração dos jogadores. Os circuitos foram bem interessante, as possibilidades de treino que passaram junto aos professores. Achei diferente em relação ao futebol brasileiro”, relatou José Luiz Flores, corretor imobiliário, 39 anos.


Os três dias seguintes foram dedicados às crianças e adolescentes, no primeiro camp de férias do Barra FC e TSG Hoffenheim. Jovens de 8 a 13 anos estiveram no CT do Pescador para treinamentos executados tanto na base do clube alemão quanto da equipe de Balneário Camboriú, porém com um enfoque, neste caso, na diversão e na parte lúdica do futebol. Uma oportunidade de aprender brincando para os pequenos atletas.

No período da tarde de terça, quarta e quinta, 100 crianças trabalharam com treinadores do Barra FC e também Yannick Wöppel, treinador do TSG Hoffenheim. Novamente, Carlos Eduardo foi presença na atividade, ensinando as crianças durante os treinamentos, dando autógrafos e tirando muitas fotos.

“Primeiramente, agradeço ao Barra FC pelo convite para estar aqui com essa energia maravilhosa. Essa criançada está me fazendo muito feliz, passei o dia do meu aniversário aqui com eles. Tenho uma história muito bonita no Hoffenheim e voltar a olhar essa camiseta, com tantas crianças brasileiras vestindo-a, me dá uma alegria muito grande”, destacou Carlos Eduardo, ex-jogador do Hoffenheim.

“Uma volta para casa para mim. Estou muito feliz, muito orgulhoso de voltar ao Brasil e encontrar os amigos do Barra FC. Foi maravilhoso organizar esse camp de férias com mais de noventa participantes. É algo especial mostrar a filosofia do TSG Hoffenheim. Por isso, uma grande gratidão e também orgulho”, pontuou Yannick Wöppel, treinador do sub-9 da equipe alemã.

Os treinamentos consistiam em atividades específicas separados em diferentes áreas do campo, sempre estimulando a competitividade e ganhos técnicos. Os grupos eram divididos por idades, com os goleiros tendo um espaço dedicado exclusivamente a eles, com trabalhos específicos da posição. Após uma pausa para lanche, as crianças retornavam ao campo e participavam de um torneio, também contra garotos da mesma idade, além de se divertirem com futmesa, entre outras opções.

“Aprendi várias coisas que não sabia. Foi uma experiência incrível. Agradeço muito a minha mãe por ter me trazido aqui. Foi muito legal. O Carlos Eduardo é muito divertido, brinca bastante com a gente. Queria mais dias para se divertir ainda mais”, contou Lucas Daniel, 12 anos.

“Foi bem legal, tive uns treinos diferentes, que nunca tinha feito antes. Também nunca tinha treinado em campo sintético, foi bem legal. O que mais gostei foi no primeiro dia que fizemos um aquecimento com os goleiros, que foi um futmesa, só que com a mão. Foi bem divertido”, Luiz Gabriel Marczynsk, 12 anos.

Barra FC e Hoffenheim mantêm uma parceria técnica desde 2020. Profissionais alemães trabalham no clube de Balneário Camboriú, como o diretor geral Sebastian Bacher e o treinador do sub-20 Adem Karaca. Além disso, há intercâmbio de profissionais e atletas entre os dois clubes. Agora, a parceria deu mais um passo com o workshop e clínica para crianças e adolescentes.

Confira posts relacionados: