Após a vitória por 3 a 0 sobre o Concórdia, no sábado passado (10), e ter tido uma semana de preparação, o Barra FC está preparado para enfrentar o Joinville, neste domingo (18), pela nona rodada do Campeonato Catarinense. O duelo acontece no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí e coloca frente a frente adversários diretos na briga por vagas nos playoffs da competição e na Série D do Campeonato Brasileiro. O Pescador é, atualmente, o quinto colocado no estadual, com dez pontos; JEC possui mesma pontuação, porém está uma posição atrás, no sexto lugar.
“Joinville é uma equipe muito qualificada. Nos últimos seis jogos, está invicta, só perdeu no Estadual na estreia. Mais um jogo difícil, mais um jogo que temos que estar muito atentos. Um time que tenta propor, que tem seus conceitos bem definidos e vem de uma grande vitória fora de casa contra a Chapecoense”, analisou Eduardo Souza, treinador do Barra FC.
O equilíbrio, aliás, tem sido a principal marca do Campeonato Catarinense neste ano. Apenas dois pontos separam o quinto colocado do 11º, que está na zona de rebaixamento. Para o Barra FC, diante destes cenários, uma vitória contra o rival direto neste final de semana, praticamente, elimina qualquer risco de degola e encaminha uma classificação para a fase de mata-mata. Para a partida, a comissão técnica teve uma semana de preparação, algo que não acontecia desde o período de pré-temporada. Eduardo Souza ressaltou a importância do período de sete dias para trabalhar.
“Depois de uma maratona desta foi importante para os jogadores, para a comissão técnica. Estávamos vindo de um desgaste muito grande e pudemos recuperar os jogadores, sobretudo aqueles que estavam jogando mais. Recuperar alguns problemas que tivemos na última partida e também fizemos ajustes, corrigindo algumas situações. Introduzindo algumas questões que percebemos nos sete primeiros jogos. E isso foi muito importante”, disse.
Um dos diferenciais do clube de Balneário Camboriú é se sobressair contra adversários que brigam pelo mesmo objetivo em 2024. Foram vitórias sobre os três rivais em busca de vaga na Série D – Nação, Marcílio Dias e Concórdia. A reta final do Pescador está recheada com este tipo de adversário. Além do JEC, estão alinhados confrontos contra Inter de Lages e Hercílio Luz, além do Avaí, que está, atualmente, na Série B do Campeonato Brasileiro.
O atacante Marcelinho falou sobre esses últimos confrontos do Pescador no Catarinense, fundamentais para alcanças os objetivos traçados pelo clube no início da temporada: vagas na Série D do Brasileiro e no mata-mata do estadual.
“Tivemos esse período de descanso e de uma semana de trabalho, que foi muito importante. Agora, é estar bem focado nos nossos objetivos, seguir trabalhando muito forte e com atenção para esse sprint final. Esses jogos vão definir nossa vida na competição”, comentou o camisa 11.
O Barra FC busca conquistar a primeira vitória na história do confronto contra o Joinville. Em três partidas disputadas, o JEC venceu duas vezes e ocorreu um empate. No ano passado, no Campeonato Catarinense, o duelo terminou sem gols na Arena Joinville. Já no segundo semestre, pela Copa Santa Catarina, o Pescador se viu derrotado por 2 a 1, com a virada ocorrendo na reta final do segundo tempo.